terça-feira, 7 de setembro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Tendo em vista a necessidade de contextualizar o trabalho pedagógico, foi realizada – através de questionário sócio-econômico-cultural – uma pesquisa acerca da comunidade escolar. Foram recolhidos, tabulados e analisados os dados de 200 questionários aplicados. Foram identificadas as seguintes características principais:


1) Composição familiar: Mais de 50% das famílias são compostas por 3 a 5 pessoas, sendo que 75% dessas estruturas familiares são constituídas por dois responsáveis (mãe/madrasta, pai/padrasto);

2) Pesquisa sócio-econômica: As famílias apresentam, proporcionalmente, 1 ou 2 integrantes que desenvolvem trabalho remunerado e a renda média familiar varia entre 2 e 3 salários mínimos;

3) Grau de escolaridade dos responsáveis: 5% dos pais/padrastos declaram-se analfabetos, 50% apresentam o ensino fundamental (completo ou incompleto), 25% possuem o ensino médio (completo ou incompleto) e 20% apresentam ensino superior (completo ou incompleto). Quanto às mães/madrastas, 3% declaram-se analfabetas, 50% têm ensino fundamental (completo ou incompleto), 30% possuem ensino médio (completo ou incompleto) e 17% apresentam formação superior (completa ou incompleta);

4) Local de Origem: Aproximadamente 50% dos pais/mães dos alunos são migrantes (originários, principalmente, de estados do Nordeste brasileiro). Os alunos, no entanto, são predominantemente naturais de São Paulo/SP (93%);

5) Subsídios públicos: 75% das famílias declaram não receber benefícios do Governo;

6) Residência: As famílias afirmam residir no próprio bairro onde se localiza a EMEF – Jd. Icaraí – ou em bairros próximos: Vila Edda, Vila São José, Jd. Manacás, Vila Quintana, Comunidade Favela da Minhoca;

7) Serviços públicos: A comunidade declara contar, no bairro, com os seguintes serviços públicos – Posto de Saúde, Pronto Socorro, Dentista, Escolas Municipais e Estaduais, Creches, Transporte Coletivo, Rede de água e esgoto. No entanto, é recorrente a afirmativa de que o bairro não apresenta opções de lazer, cultura, bibliotecas e telecentros. Os maiores problemas urbanos apontados pelas famílias são relacionados à Segurança (50% de ocorrências), Saúde (40% de ocorrências), Esporte (50% de ocorrências), Lazer/Cultura (50% de ocorrências);

8) Atividades extra-escolares: 45% das famílias apontam que, fora do período escolar, os alunos não praticam outras atividades. 25% declaram que os filhos praticam futebol (ou outro esporte) na rua. As atividades discentes preferidas dividem-se entre assistir TV, acessar a internet e brincar; ler e brincar são ações citadas em menor escala;

9) Expectativas quanto à Escola: 80% das famílias esperam que a Escola ofereça um bom ensino aos seus filhos. Questões como segurança e benefícios são também abordadas em menor escala.

Nota-se veemente carência da comunidade em relação ao desenvolvimento cultural, às opções de esporte e lazer. Justifica-se, portanto, um trabalho pedagógico que objetive a autonomia lingüística/comunicativa e a ampliação do universo cultural discente.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho realizado com a caracterização da comunidade. Serviu de referência para um trabalho semelhante que estamos iniciando em nosso CEI.

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  2. Belo trabalho realizado. O blog é realmente um ótimo recurso educativo tanto para os alunos como para professores. Será uma boa referência para o blog do CEI que coordeno.

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