terça-feira, 7 de setembro de 2010

FINS E OBJETIVOS DA U.E.

“Ler e escrever... Palavras familiares para todos os educadores, palavras que marcaram e continuam marcando uma função essencial – talvez a única função – da escolaridade obrigatória. Redefinir o sentido dessa função – e explicar, portanto, o significado que se pode atribuir hoje a esses termos tão arraigados na instituição escolar – é uma tarefa incontestável. Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores.” Lerner (2002, p. 17)


A equipe da EMEF Profa. Aldina Anália Agostinha Taddeo Conde, em consonância com os Projetos de SME “Ler e escrever – Prioridade na Escola Municipal” e “Orientações Curriculares: proposição de expectativas de aprendizagem” se propõe a desenvolver o ensino da leitura e escrita da palavra – e, também, da leitura de mundo - como forma de inclusão social e de ampliação do universo cultural dos alunos. Nessa perspectiva, nossa intenção é estimular o protagonismo infanto-juvenil, de modo que nosso aluno possa iniciar, construir, repensar seu conhecimento de um ponto de vista singular e original, que lhe possibilite rever e assimilar valores estéticos e éticos, alfabetizando-se no sentido mais amplo da palavra, em todas as áreas do conhecimento, expressando-se e acessando múltiplas linguagens: da oralidade a escrita, da manifestação corporal a plástica.

Definem-se, portanto, como objetivos da unidade:

Favorecer a inclusão social e a ampliação do universo cultural discente, através do desenvolvimento da leitura e escrita em todas as áreas;

Primar pela formação contínua do corpo docente, dentro e fora do espaço escolar;

Incentivar o protagonismo juvenil, criando oportunidades e meios das crianças e adolescentes conquistarem e desenvolverem real autonomia;

Incluir, progressivamente, nos planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento e anos dos Ciclos I e II expectativas de aprendizagem e conteúdos que contemplem o trabalho com os mais diversos gêneros textuais;

Desenvolver um trabalho integrado, onde todos os funcionários da equipe escolar sejam co-responsáveis pelo desenvolvimento dos objetivos propostos neste projeto;

Incentivar a participação da família na vida escolar dos alunos, buscando soluções conjuntas para as dificuldades do percurso educativo;

Desenvolver a inclusão de fato, respeitando as especificidades e promovendo a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais.

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